setembro 26, 2008

Cotidiano


O início do outono traz uns ventos do Rio Tejo.
Há dias em que uma camada espessa de neblina vem do rio e cobre a avenida Marginal, criando um clima misterioso.

...

Os cafés, espalhados por Lisboa e pelos "concelhos" (distritos) adjacentes são boas opções quando o vento permite-nos sentar ao ar livre.
Há muitos aposentados nos cafés lisboetas. Ao vê-los, sinto uma saudade do que ainda não vivi. Penso que poderei ser feliz quando envelhecer. Sentados, em grupos, a conversar sobre inúmeros assuntos com os amigos de larga data. Encontram-se pela manhã ou à tarde, todos os dias. Alguns levam os seus cachorros. Eles esperam nas portas dos cafés, quietinhos, enquanto seus queridos donos vão fazer pedidos. Eles ficam ansiosos, não tiram o olhar por um segundo sequer do seus donos, como se pudessem ser esquecidos eternamente à porta do café. É tão bonito ver aquele olhar devoto, carinhoso. Eu queria muito ter um cachorro, hehehe.

...

Hoje eu vi um velhinho carregando um livro a tira colo. Parecia ser algo interessante. Pensei, quando for velhinha vou ter listas de livros para ler por ano.

Enfim. Posso tê-las hoje se quiser.

Eu estou terminando O Perfume. Mas o que mais chamou-se atenção nos últimos meses foram os gibis (que aqui são chamados de "banda-desenhada", acredite se quiser). Meu marido coleciona-os desde guri. Interessantíssimos. Tem um que chama-se "Ana" e que conta a história de um detective particular que investiga a vida de irmãs gêmeas de pais diferentes. A história decorre em Lisboa e percebo os locais que conheci há tão pouco desenhados pelo ilustrador. É muito legal!


...

Por vezes, os programas de entretenimento da televisão portuguesa parecem vários esquetes de programa de humor. Aquela gente toda metida a glamourosa, artistas, apresentadores, é muito kitsch. Brega, "pirosa". Para eles algo brega é "piroso", hehehehehe.
Não é convicente, não tem sedução. É engraçado, sempre troco de canal. To viciada na série americana C.S.I. Mas assisto documentários tb. Assisti um que chocou-me muito. Diamantes de Sangue, parte 1 e 2.

...

As calçadas levam os saltos dos meus sapatos. Tenho que acostumar-me à idéia de usar sapatos baixos ou tipo "anabela". Esses dias eu estava a caminhar, tranquila, e o salto prendeu entre as pedrinhas da calçada, fiquei presa, continuei caminhando sem sapatos. Voltei para buscá-lo, rindo. Meu sapato preto clássico preso na calçada portuguesa. Um turista sentado ficou a rir de mim. Que situação!

....

Os portugueses dizem "Fogo!".... pra tudo. É uma expressão que equivale ao "Porra!" dos paulistas ou ao "Que saco!" dos gaúchos....
Fogo pra cá, fogo pra lá. Mas é pra tudo mesmo, espanto, surpresa, reclamação, indagação, quando não dá certo alguma coisa ou não está dentro do esperado, eles proferem: "FOGO!"
É tão engraçado.

...

Tem um gajo na rádio Antena 1, uma rádio clássica de notícias de propriedade do governo português, que tem uma voz rouca e grave. Todos os dias de manhã, ele fala do tempo. Eu não entendo nada do que ele fala, de outro tempo, remoto talvez. Só sei que para mim ele é o Butley, o cãozinho rabugento do Dick Vigarista.
Grrrrrrrrsssssssss! E tem o barulho do jipe landrover do meu marido pra acompanhar. É uma cena agrádavel todo dia de manhã.
...

Eu estive a visitar a Igreja do Mosteiro dos Jerônimos. E bem do ladinho do túmulo de Camões e de Vasco da Gama. Que tal? É apenas para dizer que vi o túmulo de Camões e presumo que realmente havia ali dentro um esqueleto, uns restos mortais do maior poeta da língua portuguesa.
A gente reverencia esses gajos por quê?
Porque eles ousaram fazer o que ninguém ainda havia feito.
Vasco da Gama fez a rota marítima para as Índias.
Camões os melhores sonetos.


...

Uma portuguesa disse-me que para conhecer todas as cidadezinhas de Portugal leva anos.
Estive em Óbidos, uma vila linda! As casas e o centro da cidade estão dentro da muralha, como eras antigamente as cidades medievais.
É lindo, lindo, lindo.
Melhor seria partilhar estas belezas com a minha família.


Esta foto foi tirada em Óbidos. Tem muitas flores nas casas, é lindo!

Sem comentários: