março 02, 2009

Pescada à moda de Larissol


Adoro cozinhar...eu sempre invento uns pratos com os ingredientes que há na geladeira.
Ultimamente o meu prato preferido tem sido peixe.

Adoro a variedade de peixes e mariscos que há nas feiras e supermercados portugueses. Não há nada mais gostoso que uma receita preparada com peixe fresco, mas quando não dá jeito, eu cozinho com os congelados e fica bem saboroso também.:-)

Pois bem, compartilho com vocês uma receita simples, prática e gostosa. Demora apenas uns 40 minutos e fica delicioso!

É para duas pessoas, se quiser fazer para 4, dobre os ingredientes.

Ingredientes:
- Medalhões de pescada sem pele congelados (não tem espinho) - 400 gr (aqui vem 4 a 5 medalhões numa caixinha)
- 3 batatas médias
- 100 gramas de cogumelos frescos (uns 6 cogumelos pequenos)
- 1 pé médio de brócolis
- 1 cebola
- um punhado de coentros
- pimenta e noz moscada a gosto
- alho moído (encontras nos temperos no supermercado)
- azeite de oliva
- Uma colher de sopa de shoyu (se quiser)
- Uma colher de sopa de sal.
- Duas colheres de sopa de manteiga de culinária (pode ser margarina)
- Queijo parmesão ralado (200 gramas)

Modo de preparo:

Descongele os medalhões de peixe algumas horas antes do preparo. Coloque sal a gosto e uns pingos de shoyu em cada medalhão. Cuidado, pois o shoyu também é salgado. Reserve.

Descasque as batatas e corte-as em cubinhos quadrados. Coloque-as a cozinhar em fogo médio. Coloque sal a gosto. Enquanto isso corte os ramos de brócolis. Quando estiver no final da cozedura das batatas, coloque o brócolis. Coe e reserve a água. Reserve os legumes à parte.

Corte a cebola ao meio, siga as linhas da cebola e corte-a em tiras. Frite em azeite de oliva (não muito) em uma frigideira em fogo baixo, a dourar, assim a cebola fica com um sabor mais adoçicado, durante uns 5 a 6 minutos. Enquanto isso, corte os cogumelos em fatias finas. Em seguida, coloque-os a dourar juntamente com a cebola. Coloque pitadas de alho moído (não gosto de picar o alho pois fica o cheiro nas mãos). Sempre em fogo baixo. Reserve-os também.

Coloque a manteiga na mesma frigideira (assim usa o resto do azeite), frite os medalhões de pescada, adicione um pouco de pimenta e um bocadinho de noz moscada (a gosto). Se fritar em fogo médio não corre o risco de queimar nem de ficar mal cozido por dentro. Vai ficar douradinho.

Então, tire os medalhões e coloque-os dentro de uma tigela de vidro (que possa ir ao forno).
Aproveite a manteiga, colocando na frigideira as batatas, os brócolis, a cebola e os cogumelos, misture-os bem, um bocadinho daquela água onde cozinhou as batatas, então, adicione os ramos de coentros picadinhos.

Então, monte o prato. Coloque os legumes, cogumelos e cebolas ao redor e em cima dos medalhões, na tijela. Cubra com queijo parmesão ralado. Coloque a gratinar no forno de 10 a 20 minutos.

Acompanhamentos: arroz basmati ou normal branco; salada de tomates cerejas com brotos de feijão.

Aconselho beber um vinho branco ou cerveja.

Uma delícia!
Bom proveito:-)

2 comentários:

Luciana F. disse...

Oi Lari! Queria ter esse dom de inspiração culinária! Mas não se pode querer saber tudo, né?! Bom, talvez, no futuro, haja uma vacina para quem não sabe cozinhar, para quem não sabe nadar, para quem odeia fazer ginástica...Beijos! PS. Voltarei para ler os outros posts, pois estive em férias 1 semana e fiquei meio offline.

dbaskt disse...

Opa, minha especialidade na cozinha é pipoca de microondas, ovo frito e fim. Mas aparentta ser bom este peixe.....

www.locupletado.wordpress.com